Manual da Compra

Análise Playstation 5: Vale a pena?

A Sony lançará o Playstation em novembro de 2020, e no mesmo mês o console já começará a ser vendido aqui no Brasil. Pouco a pouco, a empresa veio revelando detalhes sobre ele, e agora sabemos toda a sua ficha técnica, recursos, novidades e até mesmo vários jogos exclusivos. O videogame aposta em um hardware potente, visual elegante e novos recursos para conquistar os gamers que já estão de olho em um console para a nova geração.

O PS5 rodará jogos em 4K a 120 FPS, e será vendido em duas versões: com entrada para mídia física, e outra chamada de “digital”, que obviamente não possui essa entrada. Ele também apostará forte em tecnologias para deixar o usuário mais imerso no jogo, como feedback tátil no controle e áudio tridimensional.

Quer saber mais detalhes sobre o PS5? Dá uma olhada nessa análise completa que montamos baseado em sua ficha técnica!

Ficha técnica do PS5:

  • Processador: AMD Zen 2 octa-core (7 nm), com clock de até 3,5 GHz
  • GPU: GPU customizada RDNA 2 com 36 unidades computacionais, clock de até 2,23 GHz e 10,28 TFLOP/s
  • Memória RAM: 16 GB GDDR6 com largura de banda de 448 GB/s
  • Armazenamento interno: SSD customizado de 825 GB, com taxa de transferência de 5,5 GB/s (tamanho original) ou 8,9 GB/s (compactado)
  • Armazenamento expansível: Compatível com SSDs NVMe
  • Armazenamento externo: suporte a unidades externas via porta USB
  • Drive óptico: leitor de discos Blu-ray 4K UHDP
  • Reprodução de gráficos: 4K a 120 FPS com Ray Tracing
  • Tecnologias adicionais: boost de desempenho e “Tempest Engine”, para som tridimensional
  • Controle: DualSense com feedback tátil
  • Retrocompatibilidade: Apenas com jogos do PS4
  • Medidas (LxAxP): 39x10,4x26 cm

Design

Design do Playstation 5
(Foto: Divulgação/Sony)

O Playstation 5 tem um visual diferente, que aposta na elegância e modernidade como fatores principais para descrever o console. A Sony já comentou que ele foi feito para ser parte da decoração de uma sala, por exemplo, com o console se misturando em meio à mobília e a outros aparelhos do cômodo. Seu design envolve duas partes, uma branca, que é modelada em algumas curvas e “ondas”, e outra preta, que é o “interior” do videogame.

Não dá para negar que ele é um console muito bonito, e com certeza acrescenta à decoração da sala. Ele não só é o maior videogame da nova geração, como é o maior do século, sendo 29% maior que o Xbox Séries X. Suas medidas são: 39 cm de largura, 10,4 cm de altura e 26 cm de profundidade.

Construção do Playstation 5
(Foto: Divulgação/Sony)

Esse console possui uma porta USB tipo A de alta velocidade, duas USB tipo A Super-Speed 10 GBps e uma USB tipo C, também com velocidade de 10 GBps. Além delas, ele conta com entrada para cabo RJ-45 (Ethernet), Bluetooth 5.1 e claro, a entrada HDMI, com suporte a TVs 4K e 8K. O Playstation 5 será vendido em duas versões, uma com entrada para mídia física (Blu-Ray 4K), e outro sem, que é a versão digital.

Processador e GPU

Processador e GPU do Playstation 5
(Foto: Divulgação/Sony)

O console da Sony usa um processador que é feito especialmente para ele, um modelo Zen 2 da AMD, que é octa-core e alcança até 3,5 GHz. Sua GPU também é feita pela AMD, e usa como base a arquitetura RDNA 2. Ela tem 10,28 TFLOP/s, com um clock de 2,23 GHz e 36 Unidades computacionais. O PS5 usa um sistema de frequência variável, assim ela é ajustada conforme a necessidade do console, evitando problemas de aquecimento, por exemplo.

Outro ponto legal dessa arquitetura é que é possível direcionar o poder de processamento do CPU que não estiver em uso para a GPU. O console possui um sistema de “boost” de desempenho que funciona da mesma forma independente da temperatura dele. Essa tecnologia geralmente tende a perder performance quanto mais o dispositivo esquenta, o que não é o caso aqui. Dessa forma, o usuário terá o mesmo desempenho em um calor de 40 graus ou no frio de 0 graus.

Memória RAM e armazenamento interno

O Playstation 5 tem 16 GB de memória RAM em tecnologia GDDR6, e possui um SSD de 825 GB customizado para o console, sendo um modelo NVMe. Esse conjunto faz com que ele consiga iniciar e abrir os jogos rapidamente, além do usuário ter que esperar poucos segundos entre o carregamento de uma fase em algum game. Essa memória interna poderá ser expandida usando um HD externo.

É válido destacar o quão rápido é esse SSD do Playstation 5, que possui incríveis 5,5 GB/s de largura de banda, e consegue carregar 2 GB em apenas 0.27 segundos. O módulo Flash desse SSD é ligado a um barramento personalizado de 12 canais, junto de um controlador PCI Express 4.0 de quatro pistas, que liga o armazenamento direto com o chip integrado. Em dados compactados, ele pode chegar a uma velocidade de 8,9 GB/s.

Desempenho em jogos

Desempenho em jogos do Playstation 5
(Foto: Divulgação/Gran Turismo)

Na prática, o PS5 consegue rodar jogos a 4K com até 120 FPS, o que é um desempenho impressionante. O console terá a tecnologia de Ray Tracing, que é responsável por melhorar a iluminação e sombras dos games, deixando-os mais realistas. O console tem suporte a saída de imagem com 120 Hz e também tecnologia HDR, que deixa as cores ainda mais vívidas.

A empresa também destaca o sistema de áudio “Tempest Engine”, tecnologia que elevará o som Surround e 3D a outro nível, deixando o jogador totalmente imerso em sua jogatina. Esse recurso funciona parecido com o Dolby Atmos que emula som espacial 3D sem depender de um fone caro ou um conjunto de caixas de som, assim o usuário terá esse efeito tridimensional mesmo usando um alto-falante da TV, ou um fone básico.

Controle do PS5

Controle do Playstation 5
(Foto: Divulgação/Sony)

Parte da experiência de jogar em um PS5 virá do seu controle totalmente reformulado e sem fio, chamado de Dualsense. Além de um design elegante e futurista, que segue o conceito do console, ele também chega com melhorias e novidades importantes.

A primeira delas é a implementação do botão “Create”, que substitui o botão “Share”. Apesar dos detalhes desse botão ainda não terem sido revelados (até a publicação dessa matéria), é provável que ele implemente ferramentas de edição rápida para as fotos e clipes, e manterá a função de compartilhamento entre os amigos.

Ele terá um microfone embutido para comunicação dentro de jogo, mas a própria empresa ressalta que é um recurso “básico”, e que se o jogador tiver condições de usar um bom headset, que essa é a melhor opção.

O grande destaque do Dualsense será os seus recursos de imersão. A empresa implementou o “retorno háptico”, recurso que faz com que o controle reproduza vibrações que simulem o que está acontecendo no jogo de forma bem real, ou seja, você irá conseguir “sentir” quando seu personagem toma um soco, quanto um carro derrapa, quando um veículo bate, entre outras situações.

Retrocompatibilidade

Muito se discute sobre retrocompatibilidade dos consoles na próxima geração, e o PS5 terá sim o recurso, porém de forma limitada. Ele conseguirá rodar apenas os jogos do PS4, ficando atrás do seu rival, o Xbox Series X, que rodará jogos de todas as gerações anteriores. Além disso, o controle do PS4 não terá compatibilidade com os jogos da nova geração, que poderão ser jogados apenas no Dualsense, citado anteriormente.

Conclusão

O PlayStation 5 é um console muito potente, e bate de frente com o Xbox Series X, que é o seu principal rival para a próxima geração (pelo menos por enquanto). O videogame possui um hardware de alto nível, visual bonito e terá vários novos recursos. No entanto, o que realmente deve atrair os consumidores são os vários jogos que serão lançados para ele com exclusividade, incluindo Demon’s Souls, Godfall, Returnal, Horizon Forbidden West, entre outros.

Playstation 5 Melhor Preço
Playstation 5 Melhor Preço